8° FETRANSRIO / 14° ETRANSPORT

 

Realizou-se de 10 a 12 de novembro, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, a 8° edição da Fetransrio , junto com o 14º Congresso sobre Transporte de Passageiros (Etransport), que teve como tema principal, a Mobilidade Inteligente – este tema envolve a busca de soluções sustentáveis para o deslocamento das pessoas, o funcionamento mais racional das cidades e a adoção de novas tecnologias.

 O evento, foi realizado numa área de mais de 15 mil metros quadrados, reuniu mais de 100 expositores, fabricantes e empresas de serviço do setor de ônibus e teve mais de 2 mil visitantes por dia.

Entre os fabricantes de chassis e motores, encontramos a Mercedes Benz, a Scania, a Volvo, a Volkswagen, a Agrale, a Iveco, entre outras... Entre as encarroçadoras, estavam presentes a Induscar Caio, a Marcopolo, a Neobus, a Mascarello, a Comil, a Irizar, entre outras...

  Outra empresa que se destacou na Feira, foi a Dilmelthoz, responsável por novas tecnologias para ônibus...  

O stand da Fetranspor, como sempre, recepcionando todos os participantes e tirando suas dúvidas.

Muitas foram as novidades apresentadas na feira, para o Mercado do Rio de Janeiro, entre elas:

 

A Volvo Bus Latin América esteve presente na Fetransrio mostrando o seu revolucionário ônibus híbrido importado da Suécia e muitos produtos avançados fabricados no Brasil. A Volvo apresentou um estande na feira onde está exibindo diferentes veículos e chassis, assim como soluções em transporte. 

 Com o objetivo de melhor apresentar seu novo produto, o Ônibus Hibrido 7700, que está rodando em diferentes cidades brasileiras. O veículo, movido a diesel e a eletricidade, esta sendo testado em algumas cidades brasileiras e parece que estará sendo testado pela Real Auto Ônibus ainda este mês. A Volvo propiciou ainda aos visitantes o conhecimento real do veículo, em um tour pelo Aterro do Flamengo, onde todos puderam sentir o conforto e o silencio desta nova opção de transporte.

A Mercedes Benz Brasil, além de seu stand padrão, montou também a simulação de uma estação de BRT, onde ficou exposto um Marcopolo Viale articulado, aberto a visitação... No entanto, a localização do mesmo prejudicou em muito o conhecimento da estação, posto que encontrava-se em lugar escondido e de pouca visualização do publico.

A montadora comemorava ainda as 400.000 unidades de seus chassis vendidas no Brasil.

 

 

A Caio Induscar levou para feira, além de seus já conhecidos Foz Super II e Millenium II, o seu articulado Mondego. Mas a sensação do stand era o novo veiculo Rodoviário Solar Foz, com um design moderno e arrojado e com isso já teve sua primeira venda para o Rio, para AGC Rio Turismo, carro este também exposto na Feira.

O Grupo Cisiotar, tradicional no ramo de Venda de Ônibus novos e usados também se destacou na feira.

A Neobus levou para a Feira dois dos mais interessantes lançamentos da feira, a Neobus apresentou o seu modelo articulado Mega BRT e modelo Sightseeing já vendido para a City Rio, que fará serviço na orla carioca. O modelo Mega BRT foi desenvolvido para atender a Transoeste, novo corredor expresso a ser construído nos próximos anos...

 Corriam buxixos nos corredores que uma empresa da área de Jacarepaguá já tinha comprado 15 unidades deste modelo...

 

   

Num stand de pelo menos 150 m2 , a Dimelthoz se destacou não só por sua nova tecnologia em letreiros digitais e novos componentes eletrônicos para ônibus, como também apresentou um ônibus, que hoje se transformou em seu show room movel, com todas as tecnologias instaladas no próprio veículo, para que os possíveis clientes confiram estas tecnologias in loco... Vale ressaltar também que sua identidade visual chamava a atenção pelos traços eletrônicos e futurísticos. Mesmo adaptado em um Neobus Mega 2008, o veiculo fez a alegria dos visitantes da Feira.

Ainda em um canto com pouca visualização, pudemos conhecer o Projeto da COPPE-UFRJ, chamado Projeto Sustentável, que apresentou um Busscar Urbanus Plus, movido a hidrogênio com pilha a combustão.

Após 3 dias de exposição, a manhã de sexta feira, reservou para os interessados a Visita Técnica, que este ano ofereceu as visitas a Garagem da Real Auto Ônibus, a Garagem da Viação Nossa Senhora do Amparo e ainda a visitação ao Corredor Viário da Alameda São Boaventura em Niterói.

 

Texto e Fotos: Sydney Junior

Para ver mais fotos do Evento, clique aqui

 

VOLTAR PARA A PAGINA INICIAL

 

 

Contador de acessos